Aditi - Gestões em TI
banner qlik new out17.png
SOLUÇÕES
GESTÃO DE TI
Implemente as melhores práticas da Gestão de TI alinhada à estratégia da sua empresa. Conheça a nossa metodologia e como a Aditi pode ajudar o seu negócio.
SAIBA MAIS
PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTO
A ADITI fornece consultoria e soluções para Planejamento, Orçamentação e Consolidação Financeira. Conheça o SYSPHERA e tenha rapidamente uma plataforma ágil e robusta para a gestão financeira.
SAIBA MAIS
BUSINESS INTELLIGENCE
A ADITI atua em consultoria e planejamento estratégico de Inteligência de Negócios. Utilizamos o QLIKVIEW, a tecnologia inovadora que assegura rápida implementação do seu Business Intelligence.
SAIBA MAIS
Revista In The Mine - ed 42 - Garimpando a Informação (II)

GARIMPANDO A INFORMAÇÃO (II)

Depois do BI (Business Intelligence ou Inteligência de Negócios), vamos falar de uma tendência que vem dominando o mercado: Business Discovery.

 

Coluna MineTI - Revista In The Mine

Revista In The Mine - ed 42

Business Discovery, ou  em tradução literal, "Descobertas para seu Negócio". Não se trata ape­nas de um novo modismo, mais um neologismo inventado pelo pessoal de TI. Pelo contrário, a sua principal característica é a independência do departamento de TI, que se preocupa mais com padrões e controles, do que com as soluções do negócio. Essa inovação reflete uma mudança muito importante e tem permitido resultados con­sistentes e retorno dos investimentos realizados, dando mais poder e autonomia aos usuários de negócios, flexibilidade e facilidade de usar, com rápida implementação.

E como o Business Discovery funciona? Baseia-se em uma inovação da década de 90, feita por uma empresa sueca, que a partir de modelos matemáti­cos, elaborou um modelo de análise e buscas de informações como a mente humana funciona. Essa é a principal característica, chamada análise asso­ciativa. Nos modelos tradicionais de BI há uma relação fechada e previamente estruturada pelo conhecimento já existente. Além de limitar o uni­verso de pesquisa, funcionando mais como um relatório estático, não é flexível para incorporar novas dimensões e tende a ser abandonada. No modelo com Business Discovery, o importante é descobrir. Descobrir novas correlações, antes não pensadas ou não verificadas. Pensar em novas di­mensões, cruzando informações de forma livre e chegando a novas conclusões, que há decisões diferentes a serem tomadas. O limite da análise é sua mente.

Outras características importantes:

1)  O compartilhamento e a colaboração na desco­berta da informação. Imagine um grupo simulando uma projeção financeira ao mesmo tempo, apren­dendo e tomando decisões em conjunto. O valor do conhecimento se multiplica e as análises são validadas em um espectro mais amplo.

2) A mobilidade para acesso em qualquer lugar e em qualquer momento. Acompanhando os Ipads e demais  dispositivos.   Potencializando  o  uso  da Internet e a conectividade em tempo real.

3)  Intuitiva, uma ferramenta só se tornará viável nesse ambiente se for fácil de usar e simples. Como um "google" para a análise de informações, com buscas rápidas e robustas. Com um simples clique!

4)  Ter todos os dados à sua disposição. Nada de dado consolidado que para em totalizações por produto, por cliente ou por um período. Se preci­sar do detalhe da transação tem que ter na hora para tomar a decisão no momento da análise.

5)  Integração com suas bases de dados. Seja do seu sistema ERP, seja do seu CRM, seja de uma pla­nilha Excel. Tudo tem que ser tratado, integrado e disponibilizado para seu trabalho de descoberta.

6)   Segurança. Essa é primordial.

7)  Com ótimo desempenho. Não pode demorar a dar as  respostas,  senão todas  as  características anteriores vão pelo ralo. O mundo atual não per­mite esperas. Para isso a tecnologia inovou e per­mitiu levar todos os dados para a memória do seu dispositivo.   Isso,   todos   os   dados  na   memória. Garantia de alta performance nas análises.

Se muitos projetos de BI fracassaram na década passada, onde muitos investimentos foram perdi­dos, fazendo com que BI caísse em descrença, as novas tecnologias que embarcam a filosofia do Business Discovery vêm possibilitando uma rever­são desse quadro. Grandes corporações já têm uti­lizado e comprovado os resultados do Business Discovery, no Brasil e no mundo, inclusive empre­sas do setor de mineração.

Uma comparação pode ser feita com o advento do Ipad. A nova sociedade da informação, representa­da por novos consumidores e com novas habilida­des, mudaram o ambiente de trabalho. 90% dos Ipad são comprados por indivíduos e não pelas empresas, como acontecia há pouco tempo. Mas a questão principal é que esse, e outros dispositivos e softwares, são trazidos para o trabalho e utilizados no dia-a-dia em prol da produtividade. E não seria diferente com o BI. Querem simplicidade, flexibili­dade e eficiência. Sabem do dinamismo do negócio e precisam de análises potentes para rápidas toma­das de decisões. O negócio não pode esperar a ela­boração de um novo relatório ou o departamento de TI desenvolver um painel para futura consulta.

Você é o dono da informação!


Av Amazonas, 491 - sala 907, Centro - CEP 30180-001 - BELO HORIZONTE - MG
Fones: +55 031 8475-3779 / +55 031 8812-8145 | contato@aditi.com.br