Aditi - Gestões em TI
banner qlik new out17.png
SOLUÇÕES
GESTÃO DE TI
Implemente as melhores práticas da Gestão de TI alinhada à estratégia da sua empresa. Conheça a nossa metodologia e como a Aditi pode ajudar o seu negócio.
SAIBA MAIS
PLANEJAMENTO FINANCEIRO E ORÇAMENTO
A ADITI fornece consultoria e soluções para Planejamento, Orçamentação e Consolidação Financeira. Conheça o SYSPHERA e tenha rapidamente uma plataforma ágil e robusta para a gestão financeira.
SAIBA MAIS
BUSINESS INTELLIGENCE
A ADITI atua em consultoria e planejamento estratégico de Inteligência de Negócios. Utilizamos o QLIKVIEW, a tecnologia inovadora que assegura rápida implementação do seu Business Intelligence.
SAIBA MAIS
Revista In The Mine - ed 40 - Inteligência Competitiva para Mineração

 

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA PARA MINERAÇÃO

No contexto atual, é importante antecipar mudanças no ambiente interno e externo, e identificar ameaças e oportunidades, visando a definição de estratégias e a capacitação da empresa.

Coluna mineTI - Revista Inthemine ed 40 - ago l set 2012 - www.inthemine.com.br/edicao40.php
por Marcelo Siffert Torres

A Inteligência Competitiva pode ser definida co­mo um processo organizacional para coleta, armazenamento, análise e disseminação de informações, das quais farão uso todos os níveis da organização, interagindo estrategicamente nos processos e tomadas de decisões, de acordo com suas necessidades. Pode fazer uso de todos os tipos de informação - estruturadas ou não - e de suas fontes diversas - formais ou informais. Envolvem dados econômico-financeiros, de mercado, cenários, clientes e fornecedo­res transformados em "informação com valor agregado" e depois de analisados e contextualizados, transformam-se em conhecimentos, que, uma vez aplicados aos processos de negócios, ai sim, poderão gerar alguma vantagem compe­titiva para a organização.

A Tecnologia da Informação é um elemento essencial para apoiar o processo de Inteligência Competitiva, facilitando todas as etapas - coleta, armazenamento, compartilhamento e as aná­lises. Podemos citar, desde o uso da Internet (acesso às mais diversas fontes), Intranet (exem­plo com os grupos internos de práticas), sistemas CRM (relacionamento com clientes), GED (gestão de documentos), softwares analíticos e para apoio a decisão como "Business Intelligen­ce", ou os mais recentes "Business Discovery", até softwares especialistas complexos, que envolvem análises de cenários, inteligência arti­ficial e sistemas estatísticos. Em geral, são soft­wares orientados à análise, com modelos contí­nuos e dinâmicos para captura de informações, criação de uma estrutura de informação basea­da em regras, e sofisticados algoritmos sistêmi­cos de mapeamento de todo o processo de Inteligência Competitiva. Muitos desses softwa­res oferecem simulações, capacidade de identi­ficar correlações exclusivas entre pontos de in­formações aparentemente incompatíveis e apresentar os resultados com representações visuais e holísticas, no tempo necessário para a tomada de decisão.

Um bom e simples exemplo é a estruturação de painéis de informações a partir de benchmarking, coletados e estruturados de forma a auxi­liar decisões para implementações de iniciativas visando alcançar um novo patamar de competi­tividade. Esse painel poderá abranger informa­ções da cadeia produtiva como custos de forne­cimento e novas tecnologias, informações sobre os clientes ou prospectos e informações sobre os concorrentes atuais e até descobrir os novos ou potenciais competidores. A estruturação de painéis como esse, poderão ajudar as organiza­ções a enfrentar um paradoxo: em geral, não há dificuldade na coleta e armazenamento das informações, mas sim para processá-las e anali­sá-las sistemicamente, de modo a se tornarem úteis para geração de conhecimento e ação.

O conceito Inteligência Competitiva não é novo, porém pouco aplicado de forma sistêmica nas organizações. Às vezes pensamos em algo complexo e não saímos do lugar, perdendo oportunidades que poderiam resultar em ga­nhos. Contudo, em um mundo global e compe­titivo, em constante mutação, com novas tecno­logias disponíveis, não podemos jamais esque­cer que a informação transformada em conheci­mento, à disposição da inteligência humana, será uma arma poderosa para a tomada de deci­sões eficazes no ambiente corporativo.

A indústria de mineração já é madura, tem bas­tante insumo com informações de mercado e a criação de um modelo de Inteligência Competitiva tornar-se-á um aliado para entender e gerar vantagem no cenário de competitividade empresarial.

 


Av Amazonas, 491 - sala 907, Centro - CEP 30180-001 - BELO HORIZONTE - MG
Fones: +55 031 8475-3779 / +55 031 8812-8145 | contato@aditi.com.br